A Casa das Artes recebe a exposição “Araetá, a Literatura dos Povos Originários”.

Por Arthur Andrade (ASCOM)
17/04/2024 17h54 - Atualizada em em 24/04/2024 15h32

A Casa das Artes, que integra a Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) recebe a Exposição Araetá - A Literatura dos Povos Originários. A mostra exibe a catalogação da literatura de autores indígenas e conta com mais de 300 produções intelectuais de 56 diferentes povos. A exposição é aberta ao público e recebe visitas até o dia 24 de maio.

A exposição foi aberta na noite da última terça-feira, 16, e acolhe obras literárias de 110 escritores
 indígenas, além de reunir objetos artísticos, fotografias, pinturas e produções audiovisuais. A mostra oferece materiais de acessibilidade como textos de apresentação com leitura em braile e livros com imagens em relevo.

"A mostra abriga a obra 'Antes o Mundo Não Existia' de Umusi Pãrõkumu e Tõrãmu Kehíri Desana, considerado o primeiro livro de autoria indígena no Brasil. A exposição narra que a escrita para os povos originários se torna uma ferramenta de poder de divulgação de seus mitos, rituais e crenças", disse Selma Caetano, curadora da exposição.

"A exposição ajuda a entender as narrativas dos povos indígenas, direcionando os nossos ouvidos para essas vozes. A mostra apresenta um material com conteúdo diverso que passa pela literatura infantil, espiritual, produção de conhecimento e outros, trazendo grandes nomes da literatura acadêmica e militante", relatou a visitante da exposição, Beatriz Eleres.

A abertura da exposição contou com a apresentação de Márcia Wayna Kambeba e a presença do presidente da FCP, Thiago Miranda, da secretária de Cultura do Estado, Ursula Vidal e da professora Araceli Lemos, atual secretária Municipal de Educação.

"A Exposição Araetá traz obras contadas e escritas através do olhar dos povos originários. A programação possui grande importância nesse contexto de COP-30, onde abrimos o nosso estado para os demais países virem conhecer a nossa cultura, mas sobretudo voltar a nossa atenção para os povos indígenas", destacou o presidente da Fundação Cultural do Estado do Pará, Thiago Miranda. "A literatura dos povos originários nasce a fim de levar para as pessoas a informações com um olhar, identidade, memória e pertencimento indígena, ressaltando sempre que o nosso território é sagrado", analisa a artista, Márcia Kambeba. Na exposição, Wayna Kambeba possui oito de seus livros à mostra, onde narra as lutas e a resistência dos povos indígenas, por meio de poesias e poemas que são denúncias e manifestos.

"É uma alegria estar nesta casa da arte, da cultura e da criatividade que abre as portas para as obras de pessoas que nos ensinam a 'arte de viver na Amazônia'. Precisamos refazer a história, para isso é necessário que o protagonismo de povos originários seja reconhecido", disse Ursula Vidal, secretária de Cultura do Pará.

Serviço:

Exposição Araetá - A Literatura dos Povos Originários