Braille

A seção Braille surgiu inicialmente na sala de leitura Ignácio Baptista Nunes, localizada no antigo prédio do arquivo público. O convênio feito com o Centro de Ensino Especial do Pará (CEDESP) foi o que possibilitou o surgimento dessa seção no ano de 1974. Porém, somente a partir de 1986 que a seção mudou para o nome de Braille, ao ser deslocada para o prédio do CENTUR. Atualmente, o setor possui convênio com a Fundação Dorina Nowill para cegos, Santa Casa de Misericórdia do Porto (Portugal), Sociedade Bíblica do Brasil e entre outras instituições, que são parcerias que facilitam o desenvolvimento do acervo do setor.

A seção Braille disponibiliza diversos recursos e ferramentas com o objetivo de promover a inclusão, proporcionar o enriquecimento cultural de pessoas que possuem deficiência visual, além de promover um espaço de estudo e pesquisa. Alguns dos serviços oferecidos pelo Braille são: 

  • Impressão de textos em Braille
  • Empréstimo de livros e periódicos em Braille
  • Conversão de textos em MP3
  • Disponibilização de cabines adaptadas para diversas atividades
  • Computadores adaptados com o sistema Dosvox (permite, através de um sintetizador de voz ,que o usuário possa ouvir o
  • que está escrito na tela)
  • Leitura oral e entre outros serviços


 Em 2022, A Biblioteca Pública adquiriu os óculos Orcam Myeye que conta com uma câmera capaz de realizar a leitura instantânea de livros, revistas, códigos de barras e apostilas, possibilitando maior agilidade na obtenção de conhecimento e maior inclusão para pessoas cegas ou com baixa visão. A seção também oferece frequentemente Workshops, palestras e outras programações com o objetivo de capacitar e incluir pessoas com deficiência.      

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira de 9h00 às 18h00

Local: Biblioteca Pública Arthur Vianna, Fundação Cultural do Pará - 2° Andar

Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650. Nazaré.