Fonoteca

A Fonoteca Satyro de Mello é a primeira da Amazônia e a segunda mais antiga do Brasil, tendo sido inaugurada em 26 de junho de 1987 a partir da aquisição do acervo fonográfico do colecionador Ricardo Pereira, natural do Rio de Janeiro. A coleção de discos foi vendida por Pereira pelo valor simbólico de 600 mil cruzados para a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. 

A fonoteca foi batizada com o nome “Satyro de Melo” em homenagem ao músico paraense Raimundo Satyro de Mello, que é considerado por estudiosos o primeiro arranjador de músicas para discos do Brasil. O local possui uma enorme contribuição para a difusão de cultura e música em todos os gêneros e formatos, dispondo em seu acervo de mais de 30.000 exemplares, dentre eles discos de goma-laca, vinis, CDs e partituras.

Quais as atividades desenvolvidas?

  • São disponibilizados ao público um repertório de cerca de 20 mil títulos entre discos e CDs que vão desde obras eruditas (concertos musicais, recitais e clássicos do Jazz) à músicas infantis (Xuxa, Trem da Alegria e Turma do Balão Mágico). Para ter acesso às músicas, o usuário deve escolher o que deseja escutar no catálogo e informar para o funcionário o Disco ou Cd selecionado para ser escutado de forma individual em fones.

  • Projeto Sonoridades: Nessa programação, que acontece em meses intercalados, os artistas selecionados realizam workshops e palestras expondo sua trajetória e suas composições. Além de realizarem uma breve apresentação de algumas músicas de seu repertório.   

  • Projeto Uma dose musical: Nessa programação, que também ocorre em meses intercalados, são escolhidas músicas, trilhas sonoras e quaisquer outras obras do artista escolhido, presente no acervo, para apresentar ao público

.  

  • Visitas monitoradas (em parceria com Brinquedoteca, Gibiteca e Seção Infantil)

  • Músicas ao Piano (somente autorizado para profissionais, pelo fato do instrumento ser uma raridade)


Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira de 9h00 às 18h00

Local: Biblioteca Pública Arthur Vianna, Fundação Cultural do Pará - 3° Andar

Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650. Nazaré.